Ler educa a memória e melhora a mente

Por: Aline Suelen

Aprenda a ter o hábito de ler! Ler educa a memória e melhora a mente!
Eu particulamente leio livros aos montes. Todos os dias leio, não somente livros, mas jornais, revistas e sites também. Ler é uma prática fundamental. Quanto mais lemos, maior é a nossa capacidade de aprender. Nossa linguagem também é enriquecida por meio desse hábito saudável.
- Devemos ler para estarmos preparados para tarefas, oportunidades e responsabilidades novas.
- Devemos ler para conhecer a tendência da onda dos acontecimentos atuais, na sua linha de ação pelo mundo inteiro.
- Devemos ler para poder prever as probabilidades e sairmo-nos bem nas emergências.
- Devemos ler para ampliar nossa mente e nos munirmos de conhecimentos que não obtivemos durante a instrução primária.
- Devemos ler para melhor desviarmos o pensamento dos perigos e das dificuldades inerentes às funções que desempenhamos.
- Devemos ler para conquistar a tranquilidade, o que se consegue por meio da companhia proporcionada por um bom livro.
- Devemos ler para pensar mais vigorosamente e assim lutarmos melhor.
- Devemos ler para evitarmos desperdício de tempo e energia em diversões perigosas e viciosas.
- Devemos ler para sabermos ou conhecermos a verdade exata, em casos obscuros.
- Devemos ler para quebrar a monotonia da rotina mecânica.
- Devemos ler para aprender a tratar a própria mente e o próprio corpo de maneira mais eficaz.
- Devemos ler para assimilar mais firmemente as verdades básicas da vida nos princípios sobre os quais elas se erguem, inamovíveis. Todo homem deve ser revigorado pela coragem, pelo equilibrio, pelo repouso e pela restauração de forças que um bom livro fornece.
A grande maioria, entretanto, lê sem pensar, lê sem o devido cuidado para a vista, lê por preguiça, por curiosidade, por superficialidade ou qualquer outro motivo fútil. Lê em momentos não indicados, lê em momentos impróprios. Lê jornais em excesso e não lê os livros que realmente necessita. Lê livros de ficção porque são novos, ao invés de o fazer porque são bons.
Nunca lê obras de psicologia, saúde, dieta, higiene, porque teme olhar para o interior de si mesmo. Nunca lê livros sobre poesia, história, porque supõe totalmente que tais livros não apresentam valor prático. Enfim, muitas pessoas não gostam de ler!
Um ponto que deve ser observado sobre o assunto: nunca devemos comprar livros que não tenham valor permanente, livros que só merecem uma leitura. Nunca devemos ler para passar o tempo; nunca devemos ler livros que sujam o cérebro.
O livro mais significativo para a pessoa que precisa vencer é sempre aquele que lhe desperta as grandes qualidades morais e mentais. Aprenda a ter o hábito de ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário