Humanismo - Contexto Histórico

             Por: Aline Suelen

            CONTEXTO HISTÓRICO

O Humanismo português iniciou-se no ano e 1418, quando Fernão Lopes foi nomeado pelo rei D. Duarte, “Guarda-Mor da Torre do Tombo”, ou em 1434, ano em que foi promovido a “Cronista-mor da torre do tombo”, pelo mesmo rei. Esse período alcança o ano de 1537, século XVI, por ocasião da viagem de Francisco Sá de Miranda à Itália, marcando o início do Classicismo em Portugal.           
            Também conhecido como Pré-Renascimento ou Quatrocentismo, o Humanismo corresponde ao período de transição da Idade Média para a Era Clássica. Historicamente, caracterizou-se pela crise do sistema feudal.
No século XIV, torna-se evidente em todos os países da Europa Ocidental que o regime feudal tinha deixado de ser favorável ao desenvolvimento das forças produtivas. Fomes terríveis, seguidas de epidemias, afetando, sobretudo os mais pobres, sucedem-se com um ritmo bastante rápido. A “Peste Negra” e a “Guerra dos cem anos” refletiram na dissolução da ordem feudal.
Todos esses acontecimentos foram responsáveis pela mudança da visão de muitos, que até o momento era baseada no Teocentrismo: Deus o centro de todas as coisas. Com essa alteração de pensamento, surge o Antropocentrismo: o homem centro de todas as coisas. Esta mudança de mentalidade estimula a pesquisa científica que faz com que as ciências, a arte e a literatura fiquem em constante evolução. É a chegada de um novo tempo, um tempo que valoriza a razão, o homem, a matéria.

            Em Portugal, o Humanismo coincide com a Revolução de Avis (1383-1385).

2 comentários: