Carta Argumentativa

Por: Aline Suelen

Carta Argumentativa: gênero textual em que se apresenta uma reclamação, uma solicitação, ou ambas, a uma autoridade ou pessoa responsável.

            As cartas argumentativas devem persuadir, convencer determinado interlocutor. São textos que seguem a estrutura da dissertação, com introdução, argumentação e conclusão, mas com as peculiaridades.
            O que diferencia a carta do texto dissertativo não são apenas as peculiaridades estruturais. Um texto dissertativo dirige-se a um interlocutor universal. Na carta argumentativa, o interlocutor é especifico. Ao produzir uma carta, portanto, é imprescindível o uso da interlocução, ou seja, referir-se ao leitor, se possível uma vez em cada parágrafo. A linguagem usada numa carta argumentativa deve estar de acordo com o grau de intimidade que se tem com o interlocutor.
A forma de tratar o interlocutor vai depender do grau de intimidade existente. A língua portuguesa dispõe dos pronomes de tratamento para estabelecer esse tipo de relação entre interlocutores. O essencial é mostrar respeito pelo interlocutor, seja ele quem for. Na falta de um pronome ou expressão específica para dirigir-se a ele, recorra ao tradicional "senhor" "senhora" ou Vossa Senhoria.

            As cartas argumentativas são muito usadas no nosso cotidiano para solicitarmos algo ou mesmo para fazermos alguma reclamação e, para que você tenha sucesso ao produzi-las, é imprescindível:
·        Identificar a polêmica e quais são os argumentos sobre a questão;
·        Se houver mais de um interlocutor, identificar a postura de cada um e decidir a qual deles, usando bons argumentos, você terá mais condições de convencer.
·        Caso o interlocutor tenha sido previamente determinado, identificar se a postura dele deve ser ratificada ou contestada;
·        Selecionar, dentre os dados da coletânea, aqueles que julgar melhores para sua análise.
·        Buscar outros argumentos de que você disponha e que sejam pertinentes à questão discutida e integrá-los àqueles retirados da coletânea.
Jornais e revistas mantêm seções de cartas dos leitores. Se puder lê-las, observe a maneira de como são construídos os argumentos.


Modelo de Carta Argumentativa.

            Alguns vestibulares apresentam uma proposta de carta argumentativa. Assim, é importante que o vestibulando também aprenda sobre a carta e a exercite.
No cumprimento da proposta em que é exigida uma carta argumentativa, não basta dar ao texto a organização de uma carta, mesmo que a interlocução seja natural e coerentemente mantida; é necessário argumentar. A intenção é freqüentemente a de persuadir um interlocutor específico (convencê-lo do ponto de vista defendido por quem escreve a carta ou demovê-lo do ponto de vista por ele defendido e que o autor da carta considera equivocado).


Nenhum comentário:

Postar um comentário