Bernardim Ribeiro



Bernardim Ribeiro (1482 – 1552?) foi um escritor e poeta português. A sua principal obra é a novela Saudades, mais conhecida como Menina e Moça.
Praticamente nada se sabe de certo na vida de Bernardim Ribeiro. Presume-se que tenha freqüentado a corte de Lisboa e esteve algum tempo na Itália, onde tomou conhecimento inovações literárias.
Tão misterioso quanto o nascimento é a morte do escritor. Alguns autores datam-na como 1552. Porém, pela leitura da écloga Basto, de Sá de Miranda e escrita antes de 1544, verificamos que este autor se refere ao seu "bom Ribeiro amigo" como já falecido.
A sua obra resume-se a doze composições insertas no Cancioneiro Geral, cinco éclogas, a sextina Ontem pôs-se o Sol, a novela Menina e Moça e o romance Ao longo de uma ribeira, única composição portuguesa inserida no Cancioneiro Castelhano de 1550 (segundo Carolina Michaelis).
“Menina e moça”, também conhecida pelo título de “Saudades”, é uma narrativa emocional, feminista, que analisa o sentimento amoroso e reflete sobre a condição do homem. Seguindo o modelo das novelas de cavalaraia, desenvolve cenas de amor de personagens rurais, com breves incidentes cavalheirescos. É narrada em primeira pessoa, com voz feminina, em tom de confissão, que busca refletir sobre a condição humana, por intermédio de uns trocadilhos paradoxos como “prazer” e “mágoa”, “bem” e “mal” e o próprio título “menina e moça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário