Proposta de Redação 2

(UFG – Universidade Federal de Goiás) A partir do resumo abaixo, conte a historia de Alexi Fonseca. Os elementos que deverão ser considerados para a criação da narrativa são os seguintes: a) origem social do personagem; b) os pais, irmãos, a namorada, os amigos; c) as escolas que freqüentou; d) as razoes que motivaram o personagem a tentar o assalto; e) a finalidade que daria ao dinheiro do banco; f) as exigências do personagem a polícia; g) os pensamentos do personagem no momento em que, cercado pela polícia, ameaçava os reféns; h) o motivo pelo qual decidiu entregar-se.

“No dia 27 de novembro de 1995, Alexi Fonseca, 21 anos, tentou assaltar uma agencia do Banco do Estado. Após permanecer 12 horas com reféns, ele finalmente entregou-se a policia na presença de um advogado. Durante todo esse tempo, a agencia esteve cercada por policiais. Um superintendente da policia classificou como ‘amadora’ a tentativa de assalto. Uma hora depois, em entrevista, Alexi disse que tentou roubar o banco porque não tinha dinheiro para sustentar-se.”

Instrução: a narrativa deve ser conduzida em terceira pessoa. Lembre-se que a historia que você vai construir não deve caracterizar o personagem como um bandido profissional, ou seja, como alguém que faz dos assaltos a banco um modo de viver. Sob esse prisma, o gesto do personagem deve ser compreendido como resultado das desigualdades sociais que, todos os dias, produzem um drama urbano vivido por Alexi Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário