Narração

          Por: Aline Suelen

          Narração é um relato centrado num fato ou num acontecimento; há personagens atuando e um narrador que relata a ação. É um tipo de texto marcado pela temporalidade, ou seja, como seu material é o fato e a ação que envolve personagens, a progressão temporal é essencial para o seu desenrolar: as ações direcionam-se para um conflito que requer uma solução, o que nos permite concluir que chagaremos a uma situação nova. Portanto, a sucessão de acontecimentos leva a uma transformação, a uma mudança, e a trama que se constrói com os elementos do conflito desenvolve-se necessariamente numa linha de tempo (passado ou presente) e num determinado espaço.
            Um texto narrativo se caracteriza pela sucessão de acontecimentos numa linha temporal. Contar para alguém como foi o nosso passeio, o que aconteceu com a gente e com outras pessoas, como as coisas terminaram caracteriza-se como um texto narrativo, mas distingue-se da narrativa ficcional por ser relato de fatos reais.
            A narrativa ficcional é fruto da imaginação criadora. Sempre mantendo pontos de contato com o real, recria a realidade, baseando-se nela ou dela se distanciando. Se os acontecimentos narrados e os personagens apresentados aproximam-se muito da realidade a ponto de nos confundir, falamos que a narrativa é verossímil (semelhante a verdade); se os acontecimentos e personagens se mostram absurdos, absolutamente improváveis, falamos que a narrativa é inverossímil (que não é semelhante a verdade; não parece verdadeiro).
            Uma narração estrutura-se sobre uma série de elementos fundamentais: enredo (fato que se vai narrar); tempo (quando o fato aconteceu); espaço/cenário/lugar (onde o fato ocorreu); personagem (quem participou da história); causa (motivo que determinou a ocorrência); modo (como se deu o fato); conseqüências.
            Para que a narração seja bem elaborada, não basta a presença dos elementos narrativos; é preciso que haja harmonia entre eles, ou seja, deve haver coerência entre o tempo da narração, o enredo, as atitudes e características da personagem. Ao narrar um crime, por exemplo, procure um cenário misterioso, personagens perturbadas e, se possível, escolha nomes que combinem com o enredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário