Classicismo - Contexto Histórico

Por: Aline Suelen           

            Classicismo é o nome do estilo de época que resgata a cultura clássica (ou greco-latina ou greco-romana). Este momento também pode ser chamado de Renascimento ou Renascença – refere-se ao renascimento da cultura greco-latina na Europa, no século XVI, em 1500; daí o termo Quinhentismo.
            Neste século, o pensamento religioso medieval sofreu uma queda vertiginosa quanto à sua influência nas artes, pois surgiram fatores que criaram um ambiente favorável para a difusão de novas idéias. Abaixo, enumeramos alguns desses fatores que contribuíram para a eclosão do classicismo:
            - divulgação da teoria heliocêntrica, de Nicolau Copérnico, que pôs por terra a visão geocêntrica de Ptolomeu, aceita pela igreja, e as idéias de Nicolau Maquiavel, contidas em “O Príncipe”, obra que contribuiu para o absolutismo (concentração do poder na figura do rei).
            - Martinho Lutero rompeu com a igreja católica e fundou seu próprio credo, que não reconhecia a autoridade do papa. Deu-se então a Reforma Protestante.
            - As navegações enriqueceram a burguesia, intensificando o poder e a influência da classe.
            - Expansão ultramarina: descoberta do caminho marítimo para as Índias, empreendida por Vasco da Gama, em 1498; o descobrimento do Brasil, em 1500 e o descobrimento de várias regiões da África nos anos seguintes.
            - O surgimento de uma camada de mercadores. Os ideais elaborados pelo Renascimento correspondiam, de modo geral, aos interesses desse grupo. Foram os mercadores os principais elaboradores e financiadores da cultura renascentista.
- As descobertas científicas, como a bússola, a pólvora e, principalmente a imprensa, que tornou o livro acessível, promoveram a transformação no espírito humano.
            - Os estudos da cultura clássica, que se iniciaram no Humanismo, adquiriram proporção nunca vistas e se transformaram no eixo de todas as manifestações artísticas e humanas.
  
            PORTUGAL

            Em Portugal, o Classicismo teve início em 1527, quando Francisco Sá de Miranda retornou da Itália, após uma viagem de seis anos, introduzindo os princípios do Renascimento e seus modelos poéticos.
Nesse século, alternaram-se no comando de Portugal, reis famosos como D. Manuel, D. João III e D. Sebastião. O império português alcançou seu auge pela adoção do absolutismo, pelas navegações, pelos descobrimentos e pelas colônias na América, na África e na Ásia. Esse momento coincide com a vinda de Pedro Álvares Cabral para o Brasil, que passa a ser mais uma colônia de exploração portuguesa.

Um comentário: