Trovadorismo - Cantigas Gênero Satírico

Por: Aline Suelen

CANTIGAS DE ESCÁRNIO

            As cantigas de escárnio é uma composição satírica em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo; feita de modo indireto e irônico, elas ‘encobrem’ a agressividade através de alguma ambigüidade. Não se nomeia a pessoa criticada, mas esta é facilmente reconhecível pelos demais elementos da sociedade.
            Cheia de duplos sentidos, as cantigas de escárnio definem-se sendo aquelas feitas pelos trovadores para dizer mal de alguém, por meio de ambigüidades, trocadilhos e jogos semânticos, em um processo que os trovadores chamavam "equívoco".

CANTIGAS DE MALDIZER

            As cantigas de maldizer são sátira direta, sem duplo sentidos. A critica é feita diretamente, podendo ou não citar o nome da pessoa ridicularizada. É caracterizada pela presença de agressividade e uso de termos vulgares, grosseiros e obscenos, inclusive palavrões. A linguagem é chula, conhecida como baixo calão.
            Os tipos humanos preferidos por autores deste tipo de cantiga são: mulheres adúlteras, padres fornicadores e judeus não batizados, revelando profunda interferência de valores religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário